Construindo e Reformando Sonhos

Instalando o Vaso Sanitário - Passo a Passo

13/03/2010 15:08

 

Instalação de vaso sanitário


Confira todos os cuidados, desde o recebimento e a retirada da embalagem até a vedação e ligação da peça


Reportagem: Thays Tateoka


Mais do que peças utilitárias, as bacias sanitárias se tornaram itens de decoração de ambientes. O mercado oferece diversos tipos: para válvula de descarga, caixa suspensa, caixa embutida e com caixa acoplada, com saída horizontal ou vertical, apoiadas no piso ou suspensas.

Seja qual for o modelo, não se esqueça que o material é muito delicado e todo cuidado é pouco para que a peça não sofra nenhum dano. Uma pequena fissura, lasca ou trinca é suficiente para que a louça seja inutilizada por oferecer riscos ao usuário.

Logo após a entrega do produto, a embalagem deve ser aberta para a verificação de possíveis avarias. A borda coberta pela fita protetora também deve ser apalpada pela mesma finalidade. Lembre-se, ainda, de usar um tapete de borracha para apoiar a peça e nunca guarde o vaso sobre superfícies abrasivas.

Outros cuidados devem ser observados durante a instalação: certifique-se de que os orifícios de entrada e saída de água, bem como o distanciamento do esgoto, estejam alinhados à peça e não o contrário. Além disso, não instale o vaso com cimento, argamassa ou quaisquer outros materiais similares, pois a peça corre o risco de quebrar mesmo depois de instalada, por conta da dilatação. A fixação e a vedação das louças devem ser realizadas com peças e produtos recomendados pelos fabricantes.

Acompanhe, agora, a instalação de uma bacia sanitária convencional, com acionamento por válvula de descarga.

Materiais e equipamentos de proteção
Fotos: Marcelo Scandaroli
Serra, trena, parafusos e buchas, anel de vedação de esgoto, tubo de entrada, rejunte, punção, martelo, nível, pincel, broca de vídea de 10 mm, chave fixa 13 mm, caneta para marcação, chave de tubo, óculos, capacete e luva.

 

 

 

Passo 1
Fotos: Marcelo Scandaroli
Certifique-se de que o tubo de espera do esgoto esteja acima do piso, no máximo a 1 cm de altura. Em seguida, trace uma linha no centro da tubulação de espera do esgoto, em direção paralela à parede acabada.

Atenção
Verifique a distância entre a parede e a linha marcada, para confirmar a especificação de 26 cm e averigúe se o ponto de água está alinhado em relação à tubulação de espera do esgoto.

Passo 2
Fotos: Marcelo Scandaroli
Faça uma marcação na lateral da bacia, a partir do centro da saída.

Passo 3
Coloque a bacia no local de instalação, alinhada à marcação da etapa anterior, pelo centro do tubo de espera do esgoto. Faça a marcação pelos orifícios de onde será feita a fixação.

Passo 4
Retire a bacia e marque os pontos de fixação com o punção e o martelo para facilitar a furação. Utilize a broca de vídea de 10 mm para furar o piso e insira as buchas nos furos.



Passo 5
Encaixe novamente a bacia na posição definida e meça a distância entre o ponto de água da parede e a entrada de água da bacia, acrescentando as medidas internas da entrada de água da bacia e do tubo de saída de água.

Passo 6
Corte o tubo de ligação na medida encontrada.

Passo 7
Fotos Marcelo Scandaroli

Limpe bem a base da bacia e instale o anel de vedação retirando a fita da parte interna. Retire o restante do papel e molde o anel à saída da bacia, evitando o contato manual direto com o produto para este não perder sua característica adesiva.

Atenção
O anel e a saída de esgoto devem estar muito bem centralizados. Se a vedação for malfeita, haverá retorno de gases do esgoto para o ambiente.

Passo 8
Passe uma parafina líquida nos anéis de borracha da saída de água e do tubo de ligação para fixar a peça. Com o auxílio de uma chave de tubo, gire a porca para o ajuste.

Passo 9
Encaixe o tubo de ligação no orifício da saída de água e posicione a bacia no tubo de espera do esgoto. Pressione a bacia contra o piso com cuidado.

Passo 10
Pré-fixe os prisioneiros com chave fixa 13 mm, ajustando um pouco de cada lado para manter a bacia firme. Certifique-se de que a peça está corretamente posicionada e acione a válvula de descarga para conferir se há vazamentos.

Passo 11
Para a remoção da fita protetora, encharque-a com água e sabão e em seguida confira o nivelamento da bacia, apertando os parafusos prisioneiros com cuidado para não danificar a louça. Para um melhor acabamento, aplique uma massa de rejunte na base da bacia.

Contato

Tk2Reformas

tk2reformas@yahoo.com.br

3627-8803 / 9179-9859 / 8398-3970

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode